Até o momento, temos 8.715 vias cadastradas em 1612 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Rio de Janeiro > Bom Jardim > Pedra Aguda

Ampliar imagem Pedra Aguda
Pedra Aguda. Foto: Marcelo Puga
Pedra Aguda
Cadastrada por: Luciano Bender, em 26-05-2019 às 22:40
Como chegar à base: . INDO POR SÃO PEDRO DA SERRA (Mais perto, maior o trecho de estrada de terra).

Do Rio, pegue a direção de Cachoeira de Macacu. Suba a Serra em direção a Mury. Siga a placa Lumiar/São Pedra da Serra e vá no sentido de São Pedra da Serra (atravesse o lugarejo e siga até o ponto final do ônibus). Em seguida, você verá uma placa do Supermercado Bom Jardim Vargem Alta. Suba uns 3 km até o alto, seguindo sempre a direção de Bom Jardim. Desça até chegar a Santo Antonio, atravesse e, quando andar 1 km, verá uma placa Pedra Aguda. Há uma "vendinha" onde se pode pedir informações, sempre perguntando onde é o Sítio do Pierre ou Refúgio Pedra Aguda. Siga por 3 km.

. INDO POR NOVA FRIBURGO (Trecho mais longo, menos estrada de terra).
Atravesse toda a cidade de Nova Friburgo, siga em direção a Bom Jardim, Cordeiro e Cantagalo (há placas). Logo saindo de Friburgo, há um pedágio (à direita, antes deste pedágio, há o Parque Municipal do Cão Sentado). Já chegando a Bom Jardim, haverá um posto de gasolina chamado Auto Posto Lopes, à sua direita. Pegue a estrada (parece uma rua) logo depois deste posto. O sentido é para Barra Alegre. Siga nesta estrada até um posto da PM (DPO). Pegue à direita e logo o asfalto irá acabar. Siga por mais ou menos 3 km e você chegará a Santo Antônio, pegando para Pedra Aguda à sua esquerda (veja as dicas do texto acima).

Para chegar-se ao cume por caminhada, o acesso se dá por trilha de nível leve (1h30), combinada com escalaminhada e ascensão em cabo de aço.